O que é blockchain e como se aplica aos negócios em Portugal
Chamam-lhe a nova internet e já está a revolucionar o mundo das transações financeiras. Saiba o que é a blockchain.

Blockchain: a tecnologia disruptiva que está a transformar o panorama empresarial em Portugal, trazendo mais segurança, transparência e eficiência para os negócios do futuro
- O que é blockchain e por que esta tecnologia está a revolucionar o modo como as empresas em Portugal gerem as suas operações e transações.
- Como a aplicação prática da blockchain está a transformar processos, a agilizar operações e a fortalecer a confiança entre parceiros, tornando-se indispensável para o crescimento sustentável dos negócios em Portugal.
Chamam-lhe a nova internet e já está a revolucionar o mundo das transações financeiras. A blockchain é uma tecnologia que permite o registo e realização de transações sem intermediários. Esta espécie de base de dados pública e em rede não é adulterável nem suscetível de ser alvo de fugas de informação – toda a sua estrutura é criptografada, ou seja, os dados nela inseridos são codificados para que não possam ser alterados ou acedidos por terceiros.
Quando falamos de blockchain, falamos também sobre como se aplica aos negócios. Existem inúmeras estruturas de registo partilhado para negócios, transações ou contratualizações entre empresas. A tecnologia pode ainda facilitar a interação entre departamentos de uma mesma empresa, garantindo uma base de compromisso e confiança entre as partes.
São vários os especialistas que referem que, daqui a alguns anos, será altamente improvável uma empresa não fazer parte de uma estrutura blockchain para trocar ativos ou fazer negócio. O papel no mundo empresarial desta ‘Internet de valores financeiros’ será tão relevante como é hoje o da ‘Internet de informação’ na vida das pessoas.
Índice do post
Impacto da blockchain na transformação digital das empresas
O que é blockchain e como esta tecnologia se integra na transformação digital das empresas portuguesas é uma questão cada vez mais presente. A blockchain promove maior transparência e segurança nas operações, eliminando intermediários e tornando os processos mais ágeis e confiáveis para os negócios.
Além disso, como se aplica aos negócios, a blockchain favorece a inovação em setores variados, como logística, saúde e finanças. As empresas que adotam esta tecnologia otimizam recursos, reduzem custos e fortalecem relações comerciais baseadas em confiança e eficiência.
Blockchain e sustentabilidade: uma relação promissora
Saber o que é blockchain ajuda a entender como esta tecnologia pode apoiar práticas empresariais sustentáveis, especialmente ao garantir o rastreio transparente das cadeias de fornecimento. Esta transparência reforça a confiança dos consumidores nos produtos das empresas portuguesas.
Quanto a como se aplica aos negócios, a blockchain facilita sistemas de certificação ambiental e compensação de carbono. Esta tecnologia alinha as empresas portuguesas com objetivos globais de sustentabilidade. Além disso, promove uma imagem responsável e inovadora no mercado.
Como funciona na prática?
Para quem se questiona o que é blockchain, trata-se de uma espécie de livro virtual de contabilidade onde tudo fica registado quando ocorre uma transação financeira, constituindo assim a prova de todas as transações na rede. É, no fundo, a estrutura que alberga as transações de criptomoeda (moeda digital).
Atualmente, quando se transfere dinheiro, por exemplo, há um intermediário – normalmente um banco, que recebe uma contrapartida por assegurar aquela transação financeira. Para além dessa contrapartida, esta operação leva tempo até se concretizar. Já na blockchain, são eliminadas as contrapartidas, tempos de espera e intermediários.
Quais os benefícios?
Com a blockchain não há uma entidade que centralize a informação e que informe as partes de que a transação foi feita. Nesta lógica de registo eletrónico, que pressupõe confiança entre os vários intervenientes, são eliminados elos da cadeia de valor, resultando numa economia de tempo e, logo, numa redução de custos.
No que toca a como se aplica aos negócios, sobretudo quanto maior for a sua dimensão, há um potencial ganho de eficiência muito relevante, tendo em conta o considerável número de transações em que está envolvida todos os dias. Há poupanças de tempo e dinheiro que podem advir do uso de redes blockchain.
Quais os riscos?
Quer em termos fiscais, quer em termos legais, ainda existem alguns pontos de interrogação. Nomeadamente porque há ainda alguns vazios legais em Portugal que propiciam, em termos teóricos, perigos associados a alguma desregulamentação desta atividade, o que significa que há ainda trabalho a fazer.
As empresas que queiram tirar partido deste novo recurso deverão sempre, como em outras matérias acontece, dar passos cautelosos e informados ou não fosse esta uma área tão recente e complexa. No entanto, o caminho para transações feitas nestas plataformas, prova concreta de como se aplica aos negócios, parece já estar traçado.
Como tantas vezes acontece quando há inovação, há setores afetados. Aqui a banca surge como ‘vítima’ mais evidente pela perspetiva de perda de taxas e comissões normalmente associadas às transações financeiras. No entanto, para os próprios bancos, pode trazer alguma poupança de custos o que significa que, a seu tempo, se verá o que pesa mais entre os dois pratos da balança.
O futuro da blockchain nos negócios portugueses
A tecnologia de blockchain continua a evoluir rapidamente, e entender o que é blockchain é fundamental para as empresas portuguesas que querem acompanhar esta revolução. À medida que as regulamentações se clarificam e se torna mais fácil perceber como se aplica aos negócios espera-se uma adoção crescente da blockchain por parte das empresas, desde startups até grandes organizações.
O futuro da blockchain em Portugal traz desafios, como a necessidade de formação especializada e adaptação dos processos internos, mas também oferece oportunidades únicas para quem estiver disposto a inovar. Saber como se aplica aos negócios coloca Portugal numa posição de destaque na economia digital global.
A blockchain ultrapassa a barreira da simples tecnologia para se tornar um verdadeiro catalisador da transformação empresarial em Portugal. Ao oferecer segurança reforçada, transparência e eficiência nas transações, está a moldar um novo paradigma nos negócios.
As empresas que abraçarem esta inovação poderão não só reduzir custos e tempos, como também fortalecer relações de confiança com parceiros e clientes. Num cenário competitivo e em constante mudança, a adaptação à blockchain deixa de ser uma opção para se tornar uma necessidade estratégica. O futuro dos negócios em Portugal está a ser escrito agora, com a tecnologia a ditar o ritmo da evolução.
Nota do editor: Este artigo foi publicado anteriormente e atualizado para 2025 pela sua relevância.
The post O que é blockchain e como se aplica aos negócios em Portugal appeared first on Sage Advice Portugal.